Sobre Nós

"Projecto de Sustentabilidade Energética Móvel" (PSEM) é uma secção autónoma da Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, composta por estudantes que têm em comum a paixão pela engenharia.

Como começou

No seu formato atual, o PSEM começou em 2013 por vontade da Siemens em ter uma equipa que representasse o Instituto Superior Técnico na Greenpower.

Com esse objetivo em mente, estudantes desde Engenharia Mecânica até Engenharia Eletrotécnica, juntaram-se para começar a construir em SolidEdge o que mais tarde seria o primeiro protótipo da equipa, o GP14.

2014

Em 2014, a equipa construiu o protótipo GP14 para competir na final internacional em Goodwood. Com chassis “spaceframe” em alumínio e a carroçaria do carro feita de fibra de carbono e vidro, o peso total do veículo não chegava aos 65kg. Embora não tenhamos tido condições para competir devido a problemas técnicos, acabámos por perceber que tínhamos um dos carros mais avançados da competição devido à forma como a suspensão do carro foi construída e a leveza do seu chassis.

2015

Após a corrida em 2014 e tendo retornado a Lisboa, a equipa começou imediatamente a trabalhar de novo no carro. Depois de analisar os erros e falhas do ano anterior, percebemos que havia muitos pontos para melhorar. Com isso em mente, concentrámo-nos na correção de todos esses problemas.

Assim, surgiu o GP14.EVO, que levámos para Inglaterra para competir. Acabámos no 14º lugar de um total de 40 participantes e vencemos o Siemens Engineering and Design Award pela primeira vez!

2016

Após os ótimos resultados de 2015, continuámos a melhorar o GP14.EVO, transformando-o no GP14.EVO2. Simultaneamente, começámos a projetar um novo protótipo, o GP16, que só seria construído em 2017.

Nas provas de 2016 ficámos em 24º lugar, um resultado pouco satisfatório relativamente ao lugar que tínhamos alcançado no ano anterior, que se deveu em parte a problemas técnicos durante a prova. Ainda assim, conseguimos ganhar novamente o Siemens Engineering and Design Award para o projeto do GP16 que, com algumas alterações, deu origem ao protótipo GP17.

2017

Após a final de Rockingham em Outubro de 2016, decidiu-se que o PSEM avançaria com a construção de um novo veículo, o GP17. Dado esse objetivo ambicioso, a equipa desenvolveu um carro totalmente diferente do que fora feito até então.

Este ano, a equipa participou num conjunto de competições da Greenpower, o F24+, nas quais ainda não tinha participado. Após duas corridas do F24+, conseguimos qualificar-nos para a Final Internacional em Rockingham, na qual obtivemos o melhor resultado da equipa até o momento, o 6º lugar.